aging-senior-population

A Fraunhofer Portugal em parceria com a SONAE MC e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa está a desenvolver o projeto CordonGris que tem como objectivo combater a malnutrição na população sénior através da disponibilização de novas soluções tecnológicas e serviços especializados.

Esta iniciativa procura promover a qualidade de vida das gerações mais antigas e o envelhecimento ativo, aproveitando o potencial da Internet para garantir a autonomia desta faixa da população.

O software em desenvolvimento tem o objetivo de criar recomendações nutricionais e de promoção de um estilo de vida saudável, assim como soluções de assistência para compras. Esta iniciativa inovadora prevê também um serviço de entrega de alimentos e refeições, adequadas ao utilizador, e a oferta de descontos em compras, traduzindo-se num “serviço que contribui para a redução do desperdício alimentar” e que responde “às necessidades específicas de cada pessoa” afirma Ana Correia de Barros, investigadora da Fraunhofer Portugal.

O projeto CordonGris, em alusão entre a receita francesa de cordon blue e os cabelos grisalhos dos séniores, conta ainda com uma rede de empresas multinacional, da qual fazem parte a Red Ninja Studios e a Can Cook, do Reino Unido, assim como a Unie KBO, dos Países Baixos, para a implementação do software e distribuição de alimentos nos respetivos países.

Fonte Dinheiro Vivo